Estou desde lá atrás economizando, buscando informações, colhendo ideias e, muito, mas muito ansiosa mesmo!
Com a proximidade da entrega, a situação ficou mais concreta e tem tanta, mas tanta coisa pra ver que talvez um blog ajude a colocar a cabeça no lugar, me dê uma perspectiva melhor e, é claro, além de dividir com quem está lendo, também para compartilhar sugestões e, enfim, criar um canal de bate papo sobre essa fase da vida que, apesar de bem estressante, também é muito, mas muito gostosa de planejar e viver!
Vou começar com um assunto que parece bem simples, mas me rendeu algumas noites de pesquisa e bastante informação nova!
Cubas de cozinha e tanques de lavanderia
Minha cozinha é pequena e em estilo corredor. Tem 4,35 x 1,60m e isso contando com o espaço da lavanderia. Ela já vem, da construtura, com a pia de granito, a cuba e um tanque de cerâmica instalados.Já decidi que as grandes reformas (quebra-quebra e aquilo com necessidade de mão de obra contratada) seriam feitas antes de me mudar pra lá. Isso significa que a cozinha e os banheiros já devem estar de acordo com meu planejado até o início de 2015.
Assim, a cozinha terá um balcão único em forma de L para aproveitar bastante o espaço e a cuba e o tanque serão embutidos nela. Como meus dotes culinários são limitados, optei por tamanhos apropriados para o apartamento e para meu uso, ou seja, nada extravagante nem muito grande.
A cuba escolhida foi essa aqui (940022/102), ela é de inox acetinado, com válvula de 4,5" inclusa e sem escape. Como é da linha prime, ela é mais funda (17cm). Usei como referência a cuba que temos aqui em casa hoje em dia e achei ideal.
E o tanque, o modelo é esse (94400/407), também de inox acetinado e capacidade de 27 litros:
Comprei ambos na Marin Brasil, mas antes fui fisicamente nas lojas de construção para verificar material e tamanho "ao vivo".
Conversei na marmoraria que escolhi e combinei de entregar a cuba e o tanque uns dias antes da instalação da bancada para que sejam fixadas no granito por eles, sem custo adicional. Assim o valor cobrado nessas peças foi descontado do preço final.
Optei pela Tramontina pela confiabilidade na marca em qualidade e o material de inox.
Entretanto, existem algumas pequenas diferenças entre os vários modelos que pesquisei:
Válvula inclusa ou não:
Normalmente se compra com a válvula inclusa, mas caso já tenha a válvula por algum motivo, preste atenção ao modelo para que não fique com o material duplicado. Ah! E verifique o tamanho, já que existe variação.
Tamanho da válvula:
Existem 2 tamanhos: o de 3,5" e o de 4,5". Eu preferi o maior pelo escoamento, mas pelo que andei lendo, é muito mais por gosto do que por funcionalidade.
Pia com ou sem escape:
Essa eu demorei pra entender e precisei procurar mais informações. O que acontece é que as cubas com escape possuem uma abertura central bem próxima da borda superior que permite o escoamento caso ela fique muito cheia. É bem interessante para aqueles "esquecidos" que deixam a panela enchendo na pia e vão fazer outra coisa e quando voltam, o escoamento estava fechado e a água está vazando pela pia toda ou até pelo chão!
A vávula utilizada nesse tipo de cuba é diferenciada, pois precisa recolher a água do escape utilizando um acoplado chamado ladrão:
Acabamento:
Polido ou acetinado. Polido é aquele super brilho, que reflete quase como um espelho. Acetinado é como um "escovado" que não tem muito brilho.
Apesar de ser muito mais gosto do que funcionalidade, li vários depoimentos sobre a manutenção do inox polido ser mais trabalhosa que o acetinado, inclusive com o risco de arranhar e perder o brilho com o uso. Ao meu ver, utilizando produtos adequados e cuidando direitinho, não deve haver problemas.
Esses foram os detalhes que precisei para fazer a minha melhor escolha. Espero que, se alguém esteja com dúvidas sobre isso, que esse post possa ajudar.
Um ótimo dia, pessoal! :)
No comments:
Post a Comment