Monday, November 10, 2014

Projetinhos

Oi, pessoal!

Estava folheando meu caderninho de anotações do apartamento e lembrei de alguns projetinhos que desenhei quando ainda estava na concepção do apê, apenas namorando a planta geral do site da construtora!

Caixas-de-feira "recicladas" como prateleiras

A ideia começou quando procurei sobre paletes (ou pallets) como sofás, mesas de centro e varandas. Como minha varanda é pequenina (2,80 x 1,10), descartei a possibilidade, mas acabei vendo muitas prateleiras feitas com caixotes de feira. 
Inclusive uma muito linda, utilizada no vlog (sim, vlog, é um canal do YouTube) de culinária mais doce que vocês já viram: o ICKFD (I Could Kill For Dessert), da Dani Noce, que é uma fofa! (#fikaadica).


No meu apê não vai funcionar porque todas as paredes, em teoria, já tem uma função e não teremos prateleiras abertas assim, mas acho lindo!

Mini-despensa de caixa-de-feira (conceitual)

Bom, essa ideia tem uma história toda por trás, mas pra resumir, a minha cozinha planejada começou com a possibilidade de ficar a 28cm do chão (sim, porque quero uma bancada mais alta que o "usual") e eu não sabia o que fazer com esse espaço. Fechar com alvenaria, pedra (granito) ou piso não estava combinando na minha cabeça e eu fiquei "matutando" alguma outra opção.

Acho que fiquei um pouco desiludida em "perder" esse espaço, tão precioso na minha pequena cozinha, e juntei a fome com a vontade de comer e pensei: despensa móvel?

Ou seja, colocar duas rodinhas em cada caixa-de-feira bem lixadinha e restaurada, inclusive pintada e com alguns adesivos ou texturizada (bem fofa mesmo!) e dois pés fixos (como se fosse uma cama box, sabe?!) e empurrar nesse "vão" da cozinha modulada. 


Ali seriam colocados itens como caixas de leite, enlatados e até mesmo produtos de limpeza, claro, cada um no seu "quadrado", economizando espaço nos armários e criando uma despensa embutida. As rodinhas facilitam o manuseio, quase transformando em gavetas térreas e os pézinhos fixam no lugar, evitando que as caixas saiam "patinando" embaixo do armário.

No meu caso o conceito foi por água abaixo por dois motivos principais:
1. Com a bancada que escolhi e o acabamento, o espaço diminuiu consideravelmente para 20 cm do chão, o que deixaria a altura das caixas com rodinhas muito apertadas.
2. Tenho um cachorrinho e a possibilidade dele mexer no que não devia é muito grande, ainda mais se fosse produtos de limpeza que pode fazer mal a ele!

Mas fica aí a ideia pra alguém, quem sabe, aproveitar!

Varão de cortina como cabeceira de cama


Desde a primeira vez que vi essa ideia, não tirei mais da cabeça que no apê as cabeceiras das camas seriam assim! Adorei o conceito, a praticidade, a infinita possibilidade de variações, tudo!


Fora que pra quem tem alergia como eu, a facilidade de limpeza contou muito! Imagina, tira do varão, coloca na máquina, deixa secar e arruma de novo e pronto! Nada de ácaros e outros bichinhos que podem prejudicar a saúde!

E ainda existem muitos modelos de almofadas e tecidos para serem utilizados. Imagina uma cabeceira de patchwork, que lindo?


No meu caso, esse projeto vai funcionar direitinho pro quarto do meu filho, que vai ter a cama em uma parede e o armário em outro. Só que na suíte, mudei os planos (de novo, pra utilizar melhor o espaço) e o armário vai ser daqueles em que a cama fica quase "embutida", o que, provavelmente, inviabilize a instalação do varão.

É claro que já tenho outras opções em mente! O próximo projeto foi pensando exatamente nesse problema.

Cabideiro como armação de cortina

Acho que não gosto muito do usual e por isso fico invertendo a funcionalidade de tudo, né?! Não liguem, não! Realmente não estou muito acostumada a aceitar as coisas como são, mas isso é assunto pra outro post. Um bem longo! :D

Bom, como comentei, como o projeto do meu quarto inclui um armário sobreposto a cama, ou cama embutida, o varão de cortina como cabeceira não caberia, pois o varão tem sempre duas "pontinhas" onde ficam os acabamentos.



Pensando sobre isso, lembrei que os cabideiros dos armários sempre são presos entre duas paredes e fui atrás de informação. E não e que funcionaria para mim?

Ao invés do varão na parede, é só eu colocar um cabideiro com armação de alumínio e encaixar as almofadas ou tecido normalmente. 



O melhor é que posso estender essa ideia para a sala de estar e colocar a minha cortina de fora a fora na parede, já que o cabideiro pode ser comprado e cortado no tamanho que eu quiser!

Sei que muita gente vai pensar: "Por que fazer isso, se os varões cumprem a tarefa direitinho?". Meu principal motivo é que não gosto de cortinas que não encostam na parede e isso resolveria o problema. Entretanto, talvez eu precise de uma obra diferenciada para o ar condicionado e dessa forma o cabideiro possibilitaria a cortina de "esconder" qualquer emenda ou fios passando.

Quadro de avisos de vidro magnético


O título assusta um pouco e não, não inventei nenhum material novo na tabela periódica! É simplesmente pouco usual, mas já existe no mercado. Sabem os quadros de aviso ou quadro brancos que penduramos nas paredes? Alguns deles já são magnéticos.


E temos também os quadros de vidro que acabam sendo mais fáceis de limpar por não precisarem de produtos tão específicos e serem mais difíceis de manchar.


Agora, imaginem esses quadros de vidro com uma película magnética "colada" na parte de trás? Isso mesmo! Um quadro de aviso de vidro que também aceita imãs para segurar papéis, contas e correspondências! Não é legal? O único porém é que ainda é um pouco difícil de achar quem faça sob encomenda nos tamanhos especificados ou para vender. 


Se alguém conhecer uma loja ou vidraçaria com esse produto, pode deixar nos comentários o link ou contato e a região em que atendem?

Por hoje é isso, galera! Espero que tenham gostado! :)

No comments:

Post a Comment